quarta-feira, 18 de março de 2009

Acupuntura em Ortopedia parte 3

Tendinite
causas:
Traumatica,DORT
Frio Patogênico
As atividades repetitivas e execivas em curto espaço de tempo, podem promover lesões inflamatórias aguda da bainha tendinosa, que podem levar a Fibrosa cronica e perda funcional do membro.Já o frio patogênico nos tendões podem gerar obstrução da circulação e de qi juntamente a má nutrição das bainhas dos tendões, promovendo a Tendinite.
O tratamento consiste em local e distante em acupuntura.

Artralgia
Do joelho-osteoartrose:Artropatia crônica, degenerativa e irreversível,com fissuração, fragmentação, erosão de cartilagem e meniscos, não inflamatório.
Síndromes relacionadas:
Vento-calor: dor no joelho com inchaço e manifestação de calor;
Deficiência de YIN do R: dor e calor no joelho sem inchaço.
Umidade: impedimento funcional, dor e sensação de peso no joelho;
Deficiência de YANG do R com vento e umidade: dor lombar e dos joelhos, melhora com descanso, piora com esforço, joelhos inchados e pesados com impedimento funcional.
Periartrite do ombro:dor"surda" contínua ou pungente que irradia para o pescoço e costas, piora durante a noite e ao movimento do ombro, produz limitação de movimentos. Maior incidência em mulheres por volta dos 50 anos.
-Bi por frio: dor surda ou pungente do ombro com rigidez ou hiporestesia da extremidade quirodactila, relacionado a mudança da temperatura.
-Estase de sangue: doença de longa duração, dor pungente no pescoço e/ou ombros, com limitação de movimentos.
-Deficiência de YIN de F e R: dor surda no ombro, hipotrofia muscular, limitação de movimento do membro afetado, tontura vertigem, insonia, sonhos excessivos.
Há prescrição geral para esses casos, que devem ser usados com pontos adicionais, juntamente com exercícios para melhoria do quadro funcional fisiológico.

Dor no quadril: Fazer diferenciação de síndrome de Bi de Estase sanguínea, então, fazer tratamento Local e distal adequados lembrando que meridiano VB é sempre o eletivo nesses casos.
Inspirado e resumido, partir de texto do DR. Pedro Pablo Arias Capdet.

Nenhum comentário: